Quarta, 28 de Julho de 2021 21:18
(44) 99859-9500
Colunistas Tratando Sentimentos

Cultivar a alegria e afastar a tristeza

A colunista Dalva Dalva Brischiliari escreve na Coluna Life Coach sobre a importância de aprender com a tristeza e como superá-la.

21/07/2021 14h26
160
Por: Dalva Brischiliari Fonte: Dalva Brischiliari
A colunista Dalva Dalva Brischiliari escreve na Coluna Life Coach sobre a importância de aprender com a tristeza e como superá-la.
A colunista Dalva Dalva Brischiliari escreve na Coluna Life Coach sobre a importância de aprender com a tristeza e como superá-la.

 

Cultivar a alegria e afastar a tristeza

Colunista Dalva Brischiliari - Coluna Life Coach

A tristeza, em si mesma, nem sempre deve ser encarada como um mal. 

Quando chega trazida pela separação de um ente querido, por exemplo, pode ocasionar uma espécie de reflexão.

A dor promovida pela ausência dos afetos nos leva a meditar sobre os verdadeiros valores da vida. Sobre a importância dos seres amados em nossas existências e, por vezes, nos faz mudar radicalmente nosso temperamento, para melhor.

Nesse ponto, a tristeza pode se constituir em alavanca para o nosso progresso moral.

Todavia, há aqueles que se deixam conduzir por uma espécie de depressão total e muito perigosa.

A perda do apetite, do sono, da memória, chegando mesmo a perder totalmente a vontade de viver.

Essa entrega passiva à tristeza pode desencadear consequências desastrosas na vida das criaturas.

Quando a tristeza nos visita, geralmente a nossa tendência é buscar o isolamento. Cuidado com a atitude que pode ter e piorar ainda mais esse quadro, como assistir filmes dramáticos, ouvir músicas melancólicas, lembrar de fatos deprimentes, tudo isso vai aumentar o índice de tristeza. 

No entanto, os profissionais da psicologia humana têm nos alertado quanto à necessidade de buscar saída para a crise, com motivos que nos levantem os ânimos.

Uma comédia, uma música alegre, hinos e cantos espirituais a lembrança de momentos felizes, a busca por companhias otimistas, entre outras atividades que podem ajudar. 

Quem se deixa levar passivamente pela tristeza, pode ter sérias dificuldades para sair dela.

A oração é um excelente antídoto contra esse e outros males.

Se nada acontece por acaso em nossas vidas, pensemos no porquê dessa tristeza e busquemos entender o seu recado.

É possível que a tristeza nos traga a mensagem de que precisamos rever os nossos valores, pensar em como temos vivido nossos dias.

E tenhamos sempre em mente que nesses dias temos que redobrar a vigilância e aumentar a atenção em tudo o que nos cerca.

Buscar o amparo do Alto para superar essa ausência de alegria, antes que ela tome conta de nossa alma.

Se te sentes neste estado de depressão ou com os movimentos paralisados pelas malhas perigosas da melancolia, expulsa com esforço as trevas que te envolvem e faze luz íntima, acendendo a lâmpada da oração sincera na mente, buscando a luz, pois a luz dissipa as trevas. No livro do Eclesiástico no capítulo 30, 22-25 traz um importante ensinamento, um convite a cultivar a alegria e afastar a tristeza para longe de nós. Esse é o texto do livro sagrado:

“Não entregue tua alma a tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, é um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa sua vida. Tenha compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus e se Firme; concentra teu coração na santidade e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos e não há nela utilidade alguma”. 

Então vamos fazer tudo para afastar a tristeza sem motivo e buscar a alegria para nossa saúde e felicidade.

Muita luz e muita paz.

Dalva Brischiliari

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Dalva Brischiliari
Sobre Dalva Brischiliari
Dalva dos Santos Brischiliari é Life Coach, Palestrante e Terapeuta holística. Atua com Terapias Integrativas como Barras de Access Consciousness, Eneagrama e Reiki. É Professora de Magistério, formada em Teologia e Filosofia. Atende em seu Consultório na Travessa 15 de Janeiro número 70, atrás da Rodoviária em Altônia. Contato pelo 44 9 9136-2633.
Altônia - PR

Altônia - Paraná

Sobre o município
A história do município iniciou em 1953 com a Companhia Byington de Colonização Ltda. Esta empresa rasgou a extensa e impenetrável floresta e foi responsável pelo grande progresso da região. Deus tem um projeto magnífico para essa terra, não apenas por causa da oração dos pioneiros, mas especialmente pela maneira como os trouxe para cá, vindos dos Estados Unidos através da COLAB e Betânia. Na atual administração está o Prefeito reeleito Claudenir Gervasone e o Vice-Prefeito Claudemir Caetano.
Altônia - PR
Atualizado às 21h11 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. -3° Máx. 12°

14° Sensação
16.8 km/h Vento
31% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. -4° Máx. 14°

Geada
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Geada
Ele1 - Criar site de notícias