Quinta, 21 de Outubro de 2021 17:54
(44) 99859-9500
Política Mulher na Política

Prefeitas paranaenses participam de evento da AMP que discute o fortalecimento da mulher na política

A finalidade é integrar e fortalecer as prefeitas, criando um ambiente para a interação entre elas.

23/08/2021 16h16
134
Por: Nelson Lima Fonte: Assessoria da AMP
Presidente da AMP Júnior Weiller e Prefeita Valdete, presidente do Conselho da Mulher da AMP
Presidente da AMP Júnior Weiller e Prefeita Valdete, presidente do Conselho da Mulher da AMP

 

Prefeitas paranaenses participam de evento da AMP que discute o fortalecimento da mulher na política

A mulher tem buscado sua representatividade na política e aos poucos vem ganhando seu espaço. Não é à toa que, em 2020, elas bateram o recorde de candidaturas femininas no Brasil. No Paraná, não foi diferente. Isso pode ser demonstrado por meio dos números de mulheres eleitas nas prefeituras. Um aumento de 17,95% em relação à eleição de 2016, passando de 29 para 39 municípios. Com o objetivo de fortalecer, integrar e aumentar ainda mais a representatividade das mulheres, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) irá realizar o 1º Encontro das Prefeitas do Paraná, nos dias 24 e 25 de agosto, em Curitiba/PR, reunindo as prefeitas paranaenses em torno de temas relevantes no contexto da gestão pública e da participação mais ativa das mulheres unidas na política. A região da Amerios será muito bem representada pela Prefeita de Pérola, Sra.  Valdete Cunha. Ela é a presidente do Conselho da Mulher da AMP e será uma das debatedoras no evento.

A ideia é somar forças a este forte movimento que vem incentivando uma participação mais efetiva das mulheres na política, seja por iniciativa dos governos, partidos políticos, associações e movimentos independentes. 

Para debater temas relevantes para as prefeitas, valorizando a participação das mulheres na política e nas gestões municipais, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, foram convidadas a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que terá participação virtual no evento; a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM); Tania Ziulkoski; a presidente do Conselho da Mulher da AMP e prefeita de Pérola, Valdete Carlos Oliveira Gonçalves da Cunha; e Roberta Cristina Eugênio dos Santos Silva, co-diretora do Instituto Alziras.

Além do presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, o evento terá as presenças especiais das seguintes autoridades: governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; vice-governador do Paraná, Darci Piana; chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; e secretário Estadual de Administração e Previdência, deputado estadual Marcel Micheletto.

“Queremos ter uma presença feminina maior nas disputas eleitorais, não apenas para prefeitas, mas também para outros cargos do executivo e do legislativo – vereadoras, deputadas estaduais, deputadas federais, senadoras, governadores e presidenta da república”, destaca o presidente da AMP, Júnior Weiller, daí a importância da realização de encontros como estes. “É essencial que as mulheres tenham igualdade de condições com os homens nas disputas. Além disso, é fundamental que tenham grande participação nos partidos, nas gestões dos Municípios, Estados e Governo Federal e também nos legislativos, em todos os níveis”. 

INTEGRAR E AVANÇAR 

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná tem o objetivo de valorizar as mulheres prefeitas e, também, das suas gestões à frente dos municípios, o que vem sendo feito por elas com muita competência. “A finalidade é integrar e fortalecer as prefeitas, criando um ambiente para a interação entre elas, e propiciar a troca de experiências e o aprendizado com as palestrantes que participarão do encontro”.

A fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski comenta que apesar de ter crescido o número de mulheres eleitas em 2020, o processo ainda é lento no Brasil. “Nossos países vizinhos já conquistaram avanços como a paridade de gênero na política, enquanto nós somos a lanterninha quando o assunto é participação política feminina”. Ela ainda acrescenta que atualmente as prefeitas ocupam 12,5% dos assentos no executivo municipal e as vereadoras 15,99% do legislativo, ambos os maiores percentuais de mulheres nesses cargos na história do país.

Em sua apresentação, Tania pretende mostrar um pouco mais do trabalho realizado nestes quase 5 anos do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), braço institucional da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), destacando as ações realizadas para fortalecer a presença da mulher no municipalismo brasileiro. “A união das mulheres é um passo importante para aumentar a presença feminina na política brasileira, e esse encontro representa um grande avanço para as prefeitas paranaenses.”

Segundo ela, por ainda serem poucas mulheres na política local, muitas vezes as gestoras se sentem sozinhas e tendem a acreditar que os desafios enfrentados são exclusivos. “Em encontros como este, elas têm a oportunidade de compartilhar sentimentos parecidos e encarar desafios que são comuns a todas, saindo desses ambientes com as energias e forças renovadas. Quero chamar atenção para a toda a capacidade de articulação e ação que o MMM proporciona para as mulheres municipalistas”, destaca.

O 1º Encontro das Prefeitas do Paraná conta com realização da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e com patrocínio do Sicoob Central Unicoob (Sicoob/Unicoob), Copel (Companhia Paranaense de Energia) e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).

Programação:

1° DIA - 24/08

  • 19H: ABERTURA
  • 20H: DAMARES ALVES (VIRTUALMENTE) - MINISTRA DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS
  • 21H: ROBERTA DOS SANTOS SILVA - CO-DIRETORA DO INSTITUTO ALZIRAS 

2° DIA 25/08

  • 19H: LUCIANA SAITO MASSA - PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO DO PARANÁ
  • 20H: TÂNIA ZIULKOSKI - FUNDADORA DO MOVIMENTO MULHERES MUNICIPALISTAS
  • 21H: JANTAR DE ENCERRAMENTO

Serviço: 

1º Encontro das Prefeitas do Paraná

  • Data: 24 e 25 de agosto de 2021 – das 19h às 21h
  • Local: Hotel Bourbon – Curitiba/PR
  • Evento exclusivo para prefeitas do Paraná
  • Realização: Associação dos Municípios do Paraná (AMP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores da Política
Sobre Bastidores da Política
Acompanhe aqui as principais notícias sobre a política no Brasil com informações da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e de outras fontes.
Altônia - PR
Atualizado às 17h47 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

26° Sensação
6.4 km/h Vento
33.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sábado (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias