Quinta, 23 de Setembro de 2021 17:41
(44) 99859-9500
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que permite represamento de pequenos cursos d'água para irrigação

Também está na pauta a MP que muda regras relacionadas à administração dos fundos constitucionais

15/09/2021 10h45
88
Por: Nelson Lima Fonte: Agência Câmara de Notícias
Vieira de Melo: medida importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Vieira de Melo: medida importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou proposta que considera de interesse social o represamento de pequenos cursos d'água, quando voltado para a irrigação e a criação de animais.

Trata-se do Projeto de Lei 2294/19, de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), que altera o Código Florestal. Segundo o código, a supressão de vegetação nativa em área de preservação permanente (APP) só pode ocorrer nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental, como exploração agroflorestal sustentável.

A proposta foi aprovada com parecer favorável do relator, deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Votação
Melo foi o segundo relator da proposta na comissão. O primeiro, deputado Nilto Tatto (PT-SP), apresentou parecer contrário ao projeto, mas foi derrotado na votação. Tatto argumentou que a proposta pode trazer “profundas implicações de ordem ambiental”, comprometendo a manutenção e a recuperação dos recursos hídricos.

Indicado como novo relator, Evair Vieira de Melo defendeu o projeto. Para ele, o texto é importante para o desenvolvimento da agricultura irrigada. Além disso, possibilita o fornecimento de água de qualidade aos animais de criação durante todo o ano, viabilizando a criação mesmo em época de seca.

“Se a agricultura irrigada traz benefícios como aumento da produtividade e aumento na oferta e na regularidade de alimentos, é fato que essa é uma atividade de interesse social e que visa melhorar a vida em sociedade, na busca da redução das desigualdades”, disse Melo.

Tramitação
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania de depois pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altônia - PR
Atualizado às 17h40 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 25°

25° Sensação
3.2 km/h Vento
22.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias