Quinta, 21 de Outubro de 2021 17:37
(44) 99859-9500
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão debate reserva de vagas na pós-graduação para alunos de escolas públicas

Marcelo Camargo/Agência Brasill Com a lei de cotas para acesso á graduação, negros e pardos já são maioria nas universidades federais A Comissão ...

23/09/2021 17h15
74
Por: Nelson Lima Fonte: Agência Câmara de Notícias
Com a lei de cotas para acesso á graduação, negros e pardos já são maioria nas universidades federais - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasill)
Com a lei de cotas para acesso á graduação, negros e pardos já são maioria nas universidades federais - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasill)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na segunda-feira (27) sobre o Projeto de Lei 3402/20, que torna obrigatória a reserva de vagas da pós-graduação para alunos vindos de escolas públicas.

O debate ocorrerá no plenário 8, às 9 horas.

O requerimento para realização da audiência foi apresentado pelas deputadas Natália Bonavides (PT-RN) e Marília Arraes (PT-PE). Elas defendem a necessidade de políticas afirmativas e citam a lei de cotas aplicada à graduação como exemplo bem sucedido de inclusão.

Números da 5ª Pesquisa de Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em 2018, mostram que a maioria dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras integra família com renda per capita de até um salário-mínimo e meio, é parda ou preta, e cursou o ensino médio em escola pública.

"A ausência de uma política de ação afirmativa para a pós-graduação transformou essa etapa da formação acadêmica em um verdadeiro gargalo para negros, indígenas e pessoas com deficiência", lamentam.

Foram convidados para o debate, entre outros:

  • a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal de Souza;
  • a coordenadora do Grupo de Trabalho de Políticas Etnorraciais da Defensoria Pública da União, Rita de Oliveira.

Confira a relação completa de convidados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altônia - PR
Atualizado às 17h27 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 26°

26° Sensação
6.4 km/h Vento
31.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens
Sábado (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias