Quinta, 27 de Janeiro de 2022 22:41
(44) 99859-9500
Geral Paraná

Retomada nesta gestão, obra de acesso ao aeroporto Afonso Pena chega à etapa final

A requalificação do acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, finalmente chegou ...

07/12/2021 18h05
102
Por: Nelson Lima Fonte: Secom Paraná
Foto: COMEC
Foto: COMEC

A requalificação do acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, finalmente chegou à etapa final. A melhoria da Rua Comandante Aviador José Paulo Lepinski era a última de um pacote de obras que compunham o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, que deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo de 2014.

Após o atraso na conclusão, a empresa responsável entrou em recuperação judicial em 2016 e paralisou os empreendimentos, que incluíam também melhorias na Avenida das Américas e na Avenida Comendador Franco, além da construção de uma ponte e de uma trincheira, todos em São José dos Pinhais.

As obras, de responsabilidade da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), foram retomadas em 2019 e concluídas nesta gestão. “O governador Ratinho Junior pediu prioridade na conclusão desses projetos, que trouxeram muitos transtornos à população de São José dos Pinhais por demorarem tanto tempo para serem finalizados”, afirma o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos.

Além do aeroporto, o trecho revitalizado também desafoga o trânsito na BR-376, na saída para Santa Catarina. “Cumprimos com a nossa palavra e a última obra desse pacote está chegando ao fim. Faltam apenas alguns detalhes para que ela seja finalmente entregue, como a instalação da sinalização e a conclusão das calçadas”, explica Santos. “O acesso ao aeroporto estará pronto até o fim de dezembro, justamente quando aumenta o fluxo de pessoas que seguem até o terminal ou às praias de Santa Catarina para as viagens de fim de ano”.

OUTRAS OBRAS– Para finalizar os projetos, a Comec destinou R$ 17 milhões desde 2019. A primeira obra entregue, em julho, foi na Avenida das Américas, um trecho de 3,4 quilômetros que foi revitalizado e recebeu novos semáforos, iluminação em LED, ciclovia, pavimentação com sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura), além de melhorias no calçamento.

As melhorias no trecho impactam diretamente no transporte coletivo, com a liberação total da canaleta exclusiva para ônibus ligando os terminais de São José dos Pinhais e do Boqueirão, em Curitiba. Ela agiliza o deslocamento de linhas importantes, como São José/Boqueirão, Centro São José/Terminal Boqueirão, Aeroporto/Terminal Boqueirão e Terminal Afonso Pena/Terminal Boqueirão. Juntas, essas linhas transportam cerca de 19 mil usuários todos os dias.

Em agosto, foram finalizadas as obras no cruzamento da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), em São José dos Pinhais, com a Avenida Rui Barbosa. Os trabalhos se concentraram no fechamento do vão sobre a Avenida Rui Barbosa, abrindo espaço para mais duas pistas na Comendador Franco. O local ficou fechado com tapumes durante muito tempo, o que gerou reclamações da população pela falta de segurança. Após finalizada, trouxe mais agilidade ao fluxo de veículos que passam no trecho.

As outras duas obras foram entregues em setembro: a trincheira da Rua Arapongas , no cruzamento com a Avenida das Torres, e uma ponte sobre o Rio Iguaçu , na continuação da Avenida Senador Salgado Filho.

A construção da ponte criou um novo acesso entre Curitiba e São José dos Pinhais, através do bairro Uberaba. Além disso, o novo acesso também garante mais fluidez e segurança para quem circula pela região, já que cria uma nova opção de tráfego local.

A trincheira também melhorou a trafegabilidade em São José dos Pinhais, formando um acesso mais rápido do bairro Afonso Pena ao Centro da cidade. A trincheira faze um binário com a da Rua Maringá, descongestionando o tráfego na Rua São José, que era um grande gargalo para a região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altônia - PR
Atualizado às 22h25 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 31°

22° Sensação
17.3 km/h Vento
73.7% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias