Quinta, 26 de Maio de 2022
20°

Muitas nuvens

Altônia - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta determina cotas para vagas residuais e ociosas em universidades

Cleia Viana/Câmara dos Deputados Deputada Natália Bonavides, autora da proposta O Projeto de Lei 3254/21 especifica que a reserva de vagas previs...

28/01/2022 às 08h55
Por: Nelson Lima Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputada Natália Bonavides, autora da proposta - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)
Deputada Natália Bonavides, autora da proposta - (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 3254/21 especifica que a reserva de vagas prevista na Lei de Cotas deverá ser aplicada também nos processos seletivos para o preenchimento de vagas residuais ou ociosas nas instituições federais de ensino superior e tecnológico. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, pela Lei de Cotas, 50% das vagas por curso e turno em instituições federais são destinadas a estudantes oriundos integralmente do ensino médio público. Destas, metade é destinada a alunos de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, preferencialmente para pretos, pardos ou indígenas.

“Apesar de a lei determinar expressamente a reserva de vagas ‘em cada concurso seletivo’, incluindo assim todas as modalidades de ingresso, na prática as cotas não são aplicadas nos processos seletivos para preenchimento de vagas residuais ou ociosas”, afirmou a autora da proposta, deputada Natália Bonavides (PT-RN).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altônia - PR Atualizado às 11h18 - Fonte: ClimaTempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 15° Máx. 22°

Sex 21°C 15°C
Sáb 20°C 15°C
Dom 20°C 14°C
Seg 19°C 11°C
Ter 22°C 14°C
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias