Sexta, 24 de Setembro de 2021 18:30
(44) 99859-9500
Colunistas Heroínas

Meus heróis Não morreram de overdose

Joel Marques estreia sua coluna com uma reflexão na veia sobre os verdadeiros heróis, citando a tragédia de Saudades-SC

08/05/2021 08h27 Atualizada há 5 meses
936
Por: Joel Marques
Keli Adriane Aniecevski e Mirla Renner - Tragédia de Saudades-SC
Keli Adriane Aniecevski e Mirla Renner - Tragédia de Saudades-SC

Joel Marques 07/05/2021

Nesta semana me peguei pensando em uma brincadeira de minha infância, chamada STOP, que consistia em escrever temas em uma folha de papel, e os jogadores tinham que encontrar uma palavra que iniciasse com a letra sorteada. Quem preenchia primeiro todos os temas falava stop e todos os jogadores paravam o jogo, e vencia quem somava mais pontos. Dentre estes temas, ÍDOLO era um quesito que tínhamos que preencher, e é claro, colocávamos o nome de um artista, um jogador de futebol, um cantor.

Depois de algum tempo eu aprendi que ídolo não seria o quesito correto, uma vez que significa “imagem que representa uma divindade e que se adora como se fosse a própria divindade”. Talvez o correto seria colocar Herói, mas acredito que também não seria o tema certo, uma vez que significa: Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, e na literatura é o principal personagem, num poema, romance, filme, peça teatral.

Porém em se falando de Herói, nesta ultima terça feira, dia 04 de maio, tivemos a oportunidade de elevarmos algumas pessoas ao título de Herói ou Heroína. Mas quem poderia receber tal condecoração? Terça feira?

Ah! Se foi terça feira, pode ser então um dos 3 finalistas do BBB 2021: Fiuk, Camila de Lucas ou a grande campeã Juliette? 

Com certeza a grande Heroína nacional da vez é Juliette, que até recebeu uma grande carreata em Campina Grande na Paraíba, sua cidade, por ter recebido 90,15% dos mais de 633 milhões de votos, alias a grande final obteve sua 3ª maior votação da história do programa. Vejam bem: num país de 212 milhões de habitantes, a final do programa obteve pelo menos 3 vezes mais que sua população.

Com certeza: a Heroína que o Brasil tem atualmente é a Juliette.

Afinal o Brasil, tem outros heróis! Sim, eles são referência Nacional, a Revista TIME apontaram alguns brasileiros entre as 100 pessoas mais influentes do Planeta Terra. Quem são os nossos heróis apontados pela revista TIME?

Destaco aqui, dois:

O grande influenciador digital FELIPE NETO, de 32 anos, um grande ícone, ele tem 51 milhões de seguidores nas redes sociais, 39 milhões no YouTube e 12 milhões no Twitter. Mas qual o grande benefício que ele dá para a nação brasileira? Opa. Joga Minecraft!

Outra grande heroína nacional, levantada pela Time: Anitta. O cantor colombiano J. Balvin escreveu sobre ela: "Anitta é uma verdadeira guerreira, que transformou o movimento dela em um império. Ela pegou o som do Brasil, o funk, e o levou a um outro nível, fazendo esse som ter para todo mundo". Eu fico pensando: puxa, que cantora estupenda, que letras pedagógicas. E tem mais, atitudes que influenciam realmente a população brasileira: fazendo tatuagem no ânus; live em tempo de pandemia ensinando a usar um instrumento chamado vibrador. Tem todas as prerrogativas para ser uma heroína.

Parece me que aquela canção de nome “Ideologia” titulo do terceiro disco solo do Cantor Cazuza, gravado em 1988, cuja capa traz os símbolos do comunismo (foice e martelo); do Anarquismo (A); do Nazismo; da Nova Era (Paz e Yng Yang), além de um revólver e que trazia no seu refrão a frase “Meus heróis morreram de overdose”, ainda grita e reverbera nos ouvidos de grande parte da população e muito amplamente difundida pela grande mídia.

Bertolt Brecht, romancista e dramaturgo alemão tem a célebre frase: “Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis.”

Na verdade, o que se aplica ao nosso país, seria “Miserável país aquele que NÃO RECONHECE os seus heróis".

Você se lembra por acaso de Silmara Cristina Silva de Moraes?

E do sargento da Polícia Militar Márcio Alexandre Alves?

E Heley de Abreu Silva?

Puxa.... como vou saber quem são estas pessoas?!

Tá bem! Vamos pra uma mais atual: Aline Biazbetti? Keli Adriane Aniecevski?

Vamos lá, quem são estas pessoas? Estas sim, com toda tranquilidade e firmeza: são realmente HEROIS ANÔNIMOS.

A primeira: Silmara Cristina Silva de Moraes, merendeira da Escola Raul Brasil na cidade de Suzano/SP que deu sua vida para salvar diversos alunos no Massacre naquela escola no dia 13/março/2019 onde dois jovens mataram 5 estudantes, 2 funcionárias e ainda um tio dos assassinos.

O sargento Márcio Alexandre Alves, herói anônimo que também impediu que o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril de 2011 não fosse ainda maior, onde houve a morte de 12 pessoas e mais 22 feridos.

E a terceira: Heley de Abreu Silva Batista, também deu sua vida salvando crianças no dia 05 de outubro de 2017 em Janúba em Minas Gerais, onde um segurança colocou fogo em uma Creche que havia 75 crianças e 17 funcionários, vitimando 8 crianças e 1 funcionária.

E finalmente chego as heroínas que deixaram sua marca na ultima terça feira, 04 de maio na cidade de Saudades/SC no Massacre da Escola Aquarela.

A  professora Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos que mesmo gravemente ferida entrou em luta corporal com o agressor para proteger as vidas das crianças. Enquanto lutava com o agressor, outras monitoras tiravam as crianças das outras salas.

Aline Biazbetti professora de outro turno que ao ouvir o clamor de socorro deixou o que estava fazendo e correu para a escola salvar crianças.

Educadora Aline Biazbetti
Educadora Aline Biazbetti, heroína na tragédia da Creche Aquarela em Saudades-SC

O que essas mulheres fizeram para proteger as crianças, seja por instinto ou não, sem dúvida é atitude de grandes heroínas, através da ação delas, o agressor não conseguiu entrar em outras salas.

Além de Keli, perderam a vida a agente educacional Mirla Amanda Renner Costa, e os três bebês Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses; Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses; e Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

O que mais me incomoda é que estes heróis dificilmente serão condecorados, a nível nacional, quase impossível serem chamados no Domingão do Faustão para receber um premio de Personalidade do Ano; Não receberão convite para tomar um café no programa da Ana Maria Braga; custosamente receberão uma carreata em homenagem.

Precisamos atualizar a célebre frase de Bertolt Brecht para: “Infeliz da nação, que não celebra seus heróis”. 

E eu ainda preciso novamente afirmar: “meus heróis NÃO morreram de overdose”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joel Marques
Sobre Joel Marques
Formado em Processos Gerenciais, Licenciatura em História, Life e Self Coach. Servidor na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, há 16 anos. Voluntário na Rádio Comunitária Boa Nova FM, locutor, entrevistador, narrador esportivo e produtor de áudio. Presidente da Câmara de Vereadores de Pérola, Biênio 2021/22. Palestrante Motivacional e Pregador da Palavra. Casado com Josi Marques há 21 anos, Pai da Jordana (19) e do Juninho (15). Apaixonado pela vida, pela natureza e pelo ser humano.
Pérola - PR

Pérola - Paraná

Sobre o município
Pérola é um município brasileiro situado na microrregião de Umuarama, noroeste do estado do Paraná. Sua população estimada é de 11.020 habitantes, conforme dados do IBGE de 2016. Faz parte da Associação dos Municípios de Entre os Rios - AMERIOS, cujo município polo é Umuarama, distante aproximadamente 50 km. Pérola, Cidade Joia do Paraná. O Município recebe o nome de Pérola em homenagem a Pérola Ellis Byington, mãe de Alberto Byington Júnior, um dos sócios da Companhia Byington de Colonização.
Altônia - PR
Atualizado às 18h27 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 16° Máx. 26°

26° Sensação
18.7 km/h Vento
25.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Domingo (26/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias