Blasfêmia ou Liberdade de Expressão?
Todo cristão, seja católico, protestante, evangélico, neo pentecostal, independente de doutrina ou Igreja, foi atacado na abertura do evento esportivo mais democrático que já existiu e existe: as Olimpíadas 2024. Simplesmente o comitê organizador do evento colocou uma cena da Santa Ceia, com personagens drag queens e transexuais.
A pergunta que não se cala é qual a finalidade do COI – Comitê Olímpico Internacional, com seu comitê organizador que é responsável pelo evento de abertura e encerramento das Olimpíadas em fazer uma caricatura de uma imagem tão significativa para o Cristianismo, pois é o cenário onde Jesus deixou seu maior sacramento que é a Eucaristia.
Juntamente com sua morte na cruz, a ceia do Senhor é um momento de recordação, de atualização, de reviver o sacrifício de Jesus pela remissão dos pecados da humanidade.
É claro que as reações adversas foram instantâneas e simultâneas em todo o globo terrestre, gerou-se incomodo na Igreja Católica e em muitas igrejas Evangélicas, porém em contrapartida, muitos elogios de comentaristas, repórteres e influenciadores quanto ao escárnio apresentado pela caricatura da Santa Ceia, segundo estes, como uma mensagem de “tolerância”.
A infeliz idéia do COI recriou a cena da ultima refeição de Jesus com seus apóstolos, antes da crucificação. No lugar de Jesus e os apóstolos, um grupo de drag queens, uma pessoa transgenero e um homem nu representando o deus grego Dionísio.
O diretor artístico do COI, responsável pela cerimônia de abertura disse à imprensa “Na França, as pessoas são livres para amar como quiserem, são livres para amar quem quiserem, são livres para acreditar ou não”.
A desastrosa paródia, foi retirada da tão famosa obra de Leonardo da Vinci, intitulada Santa Ceia, um tela de 460 x 880 cm que se encontra em posição original, na parede da sala de almoço do antigo convento dominicano, ao lado da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália, exatamente no refeitório do convento e é uma das obras mais famosas e conhecidas do mundo. Para os apreciadores e estudiosos em Arte, é uma composição equilibrada, onde o gesto tem uma relevância grande, pois é através dele que as emoções são transmitidas.
Penso que Leonardo da Vinci, deve ter se virado na sepultura, ao ter sua tão apreciada obra, ícone em toda a história das artes plásticas, alvo de escárnio apresentado na “Ceia da Diversidade”, pela dita nova arte, que apenas valoriza a ideologia LGBTQIPN+ que representa a diversidade de identidades e orientações sexuais.
Ainda mais uma vez, questiono: quais foram os reais motivos e intenções para tal blasfêmia?
Ultimamente o que temos visto e testemunhado no mundo é um intenso culto ao feio e ao ridículo. E neste quesito, o COI acertou em cheio.
Mas também há uma corrente chamada Secularização que é um estilo de vida, uma cultura, um jeito de viver, sem fé, sem Deus, sem a dimensão espiritual da vida. Viver no mundo, no século e sem transcendência, a medida de tudo é o próprio homem, a razão humana.
Se Deus não existe, não existe certo ou errado. Se formos pegar os números da França temos uma assustadora comprovação. De acordo com pesquisa publicada pelo site UOL*, mais da metade dos franceses não acreditam em Deus, se declaram ateus, agnósticos e sem religião. Pasmem. Isso mesmo, 51% da população. Outra reportagem do ano 2023 do site isqaraislam.com** traz outra pesquisa mostrando o aumento da população islâmica, ou seja, o credo muçulmano já é a segunda religião da França, o que torna o país com a maior comunidade muçulmana da Europa.
Porque eu estou mencionando estes dados? Porque, Muçulmano é todo indivíduo que pratica o Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos do profeta Maomé. Em países como a Nigéria e Paquistão. Pessoas que blasfemam contra Maomé recebem sentença de morte.
E aqui é que está a questão da liberdade de expressão: Ultimamente temos visto que somente os cristãos são atacados. Somente a imagem de Jesus é vilipendiada. Porque os organizadores não foram mais ousados e corajosos a ponto de retratar um Maomé homossexual? Qual teria sido a repercussão dentro do país mais islâmico da Europa?
Dentro das Olimpíadas, não há um consenso ou ainda o principio da isonomia. Pois um dos principais surfistas brasileiros, João Chianca, o Chumbinho, foi notificado através do artigo 50 da Carta Olímpica e teve que remover a pintura da imagem do Cristo Redentor de suas pranchas. Pintura esta que fora feita exclusivamente para o campeonato. A Carta Olímpica estabelece que “não é permitida, em qualquer instalação olímpica, qualquer forma de manifestação ou de propaganda política, religiosa ou social”.
Onde está a igualdade ou liberdade de expressão? Uma simples pintura do Cristo Redentor, que não representa apenas uma imagem do cristianismo, mas também um ponto turístico de uma cidade, o Rio de Janeiro, como também um símbolo do país de origem do atleta, o Brasil, NÃO PODE. Agora o escárnio de um grupo de “indivíduos” atacando toda uma religião, PODE.
Profanar a Santa Ceia, não é blasfêmia, é liberdade de expressão. Mas se por acaso eu chamasse os protagonistas de tal ato de gays, aí seria um crime, sem perdão. E ainda se eu chamasse de gorda a mulher que estava ao centro da cena, seria tachado de que? Preconceituoso? Gordofóbico? Poderia ser enquadrado no crime de injuria?
O que fazer como resposta a este ataque à Igreja?
Boicotar as Olimpíadas, não assistindo e não comentando seria a atitude mais assertiva? Não sei! Faz muitos anos que não assisto TV, a não ser o meu Flamengo em campo. Nunca fui fã de assistir Olimpíadas, me lembro vagamente de algumas provas emblemáticas, como as disputas de Usain Bolt nas pistas de atletismo. E ainda penso que é importante prestigiar e torcer pelos nossos atletas, pois muitos vêm de famílias de baixa renda, passaram por estado de vulnerabilidade, e contra todas as forças e probabilidades, lutaram, treinaram e hoje, mesmo recebendo um “kit atleta” vergonhoso, honram as cores do Brasil para defendê-lo e representá-lo. Por exemplo, precisamos prestigiar e valorizar a goleira da Seleção Brasileira de Handebol Feminino que é da cidade de Maringá, noroeste do Paraná, Gabi Moreschi que transformou a quadra de jogo na estréia do Brasil em um palco de emoção e técnica com sua atuação.
Tudo está perdido? Também acredito que não. A resposta veio neste domingo (28/07) com a skatista brasileira, medalha de bronze, Rayssa Leal, que em Libras mandou sua mensagem para todo o planeta: “Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida”.
A Igreja de Cristo está sendo perseguida? Ótimo! Ótimo mesmo! E isto não é uma blasfêmia, caro leitor. O evangelista Mateus em seu capitulo 5, versículo 10 retrata a fala do próprio Jesus “Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos Céus.”
2 - https://iqaraislam.com/islam-se-torna-a-2-maior-religiao-da-franca