As obras de ampliação e modernização do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, chegaram a 90% da execução, de acordo com a concessionária CCR Aeroportos, que administra o terminal. Ao todo, os investimentos no aumento da capacidade do local e nas reformas de melhoria operacional do aeroporto são de R$ 180 milhões.
As obras vão aumentar em 40% o tamanho do terminal, saindo de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados. A capacidade de atendimento do aeroporto também vai crescer: em 2023, 720 mil passageiros passarem pelo aeroporto, e com as obras a capacidade total do terminal vai chegar a 3,5 milhões de passageiros por ano.
A previsão é que a reforma seja totalmente finalizada em novembro, com a conclusão de todas as obras. Os investimentos vão ampliar em 150 metros a pista de pousos e decolagens e construir uma nova área de escape, além de implementar um novo pátio com capacidade para seis aeronaves.
Outras melhorias importantes do terminal estão relacionadas à realocação de sistemas de auxílio à navegação aérea, o PAPI, e construção da infraestrutura necessária para que os órgãos competentes instalem o ILS. Os sistemas melhoram a operação do aeroporto, com incremento da sinalização da pista e permitindo que ele funcione mesmo com condições meteorológicas adversas, como dias chuvosos
SALA DE EMBARQUE– Mesmo com parte das obras ainda em andamento, algumas intervenções já estão sendo usadas pelos passageiros do Aeroporto de Londrina. É o caso da nova sala de embarque do terminal.
Desde setembro, os passageiros já podem usar o espaço, que foi construído do zero, e conta com novas opções comerciais e uma sala VIP. De acordo com a CCR Aeroportos, a obra dobrou as opções comerciais da sala.
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INFRAESTRUTURA– Os investimentos são fruto de um programa de modernização do modal aeroviário do Paraná. Em 2021, o aeroporto de Londrina fez parte de um pacote de concessões à iniciativa privada, composto também pelos aeroportos internacionais Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e das Cataratas, em Foz do Iguaçu, e pelo Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com previsão total de investimentos de cerca de R$ 1,4 bilhão por 30 anos.
Os investimentos integram um plano global de melhoria da logística do Estado, que inclui também cerca de R$ 50 bilhões em mais de 3,3 mil quilômetros de concessões rodoviárias, entre outras obras estaduais, como a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral, e a Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu.
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