Terça, 29 de Abril de 2025
12°C 21°C
Altônia, PR
Publicidade

O Silêncio que Confunde os Barulhentos

O Colunista Joel Marques escreve na coluna Ponto de Vista sobre a tentativa frustrada de cancelamento do Frei Gilson e o silêncio do religioso.

Joel Marques
Por: Joel Marques
18/03/2025 às 10h40
O Silêncio que Confunde os Barulhentos
O Silêncio do Frei Gilson diante de tantas vozes críticas.

 

O Silêncio que Confunde os Barulhentos

 Joel Marques - Ponto de Vista

O nome dele é Gilson da Silva Pupo Azevedo, nasceu em São Paulo no dia 17 de dezembro de 1986, é o conhecidíssimo Frei Gilson, é sacerdote católico e cantor, é Frade pela Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo. É líder do ministério de música Som do Monte que tem diversas canções católicas de sucesso, entre elas as mais conhecidas “Eu te levantarei”, “Eu seguirei” e “Tu és o centro”. Foi ordenado padre no dia 7 de dezembro de 2013.

Continua após a publicidade

Frei Gilson se tornou conhecido em todo o Brasil pelo trabalho de evangelização que faz nas redes sociais. Em 2022 começou no Tempo Quaresmal com o Rosário da Madrugada numa Live pelo Youtube com início às 4 horas da madrugada. Suas transmissões iniciaram com o acesso de 20 mil pessoas, e em pouco tempo passou para centenas de milhares, desde o início batendo recorde de acessos simultâneos. Não usa roupas de marca, não usa relógios caros, muito menos tênis que custam acima de R$ 10 mil reais como outros religiosos católicos e evangélicos que esqueceram o voto de pobreza e se dão ao luxo da vaidade e do consumo. Ao contrário usa seu surrado hábito de cor marrom, cor tradicional dos freis que buscam o carisma de São Francisco de Assis.

Frei Gilson não detém beleza atraente, seu rosto é simples e usa os cabelos raspados por opção. Seu violão é um instrumento simples, seu show não tem arranjos mirabolantes, nem instrumentos de sopro. Mas arrasta multidões. O que então faz com que multidões o siga? Não tenho dúvidas que é o seu carisma repleto de unção que prega um Evangelho Autêntico e pautado na verdade. Não se fundamenta na “passação de pano”, muito menos do “massagear de ego”.

No ano passado, no evento Hosana Brasil realizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista, reuniu no show da noite do sábado um público estimado em 75 mil pessoas.

Atualmente Frei Gilson tem no Instagram 8 milhões e 300 mil seguidores, já no Youtube 6 milhões e 780 mil seguidores. Com estes milhões de seguidores e seu posicionamento contrário a pautas progressistas, se tornou alvo de ataques.

Continua após a publicidade

Com seu crescente número nas lives da madrugada, e vejam bem, não é horário nobre, no horário do Jornal Nacional ou no horário da novela das 9. Mas são lives realizadas como já disse anteriormente às 4 horas da madrugada, Frei Gilson se consolida como um fenômeno bem-sucedido na evangelização pelas redes sociais atingindo recentemente 1,3 milhões de espectadores e após o termino da live, as visualizações chegam a ultrapassar 4 milhões de views.

No meio do ano passado, Frei Gilson participou do renomado podcast apresentado por Rogério Vilela, o Inteligência Limitada, simplesmente o episódio teve 6 milhões e 800 mil visualizações. No final do ano, numa participação do apresentador Vilela em um Especial do Brasil Paralelo, Vilela testemunhou sua conversão. No mês passado, fevereiro, Frei Gilson participou de um programa Pânico da Jovem Pan, que também é transmitido pelo Youtube que obteve grande acesso simultâneo.

Com certeza o inferno está em polvorosa e precisa de asseclas humanos para tentar combater o Frei.

Tudo começou na verdade com um comentário na Rede X transvestido de ataque do perfil Helder Maldonado @heldermaldonado que registrou “Acordar cedo pra lavar uma calçada, estudar ou correr no parque ninguém quer. Aí morre burro, sedentário e com a casa sebosa e a culpa é do capeta ou do Lula. Detalhe: esse careca é padreco vinculado ao Brasil Paralelo. Compreenderam o sucesso”. Quem é Helder Maldonado? Helder Maldonado é um influencer digital que conta com 57 mil seguidores no Instagram. É repórter especializado em música e cultura pop, com passagens pelo IG, Revista Sucesso, Editora Escala, Terra e Record TV, porém não obtendo sucesso em nenhum destes fundou junto com Marcos Bezzi um canal no Youtube intitulado Galãs Feios, que tem como principal objetivo produzir vídeos que valorize e vanglorie o seguimento da esquerda na política brasileira e obviamente em sentido oposto: desmereça e ataque a direita. É muito crítico e traz uma pitada de comicidade inteligente em suas postulações, mas que tem claramente um cunho político sem imparcialidade.

Continua após a publicidade

Helder Maldonado deixa claramente seu pensamento demonstrado através dos vídeos do Canal Galãs Feios no comentário direcionado ao Frei Gilson: discurso de ódio, sem empatia, sem altruísmo, sem amor e compaixão. Intolerância religiosa e fake News quando diz que o Frei é vinculado ao streaming Brasil Paralelo, e este comentário apenas pelo Frei ter recentemente recomendado o filme “Oficina do Diabo”.

Após o ataque do influencer, começou de forma orquestrada os ataques ao Frei Gilson, outras postagens e comentários:

O perfil Amandinha @Mandsfra25 fala em católicos desavisados e oração do golpe “O Frei é a aposta do bolsonarismo para tomar a igreja católica”.

Já Bianca Archanjo @bia_archanjo escreve “Eu tava só vendo o povo iludido com esse Frei Gilson. Sempre soube que era bolsonarista. Essa raça de gente não presta. E o povo acordando as 4 horas da manhã pra rezar com ele”. Neste comentário poderia até caber uma ação judicial “racial”, pois ela coloca o cristianismo como uma “raça” que não presta, ou seja, há aqui, crime de preconceito racial, uma vez que o crime é previsto na Lei 7.716/1989, que pune a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Outro perfil denominado Desnecessarah @_judemood “Descobri esta semana quem é Frei Gilson e agora vi que foi citado no inquérito da tentativa de golpe e tem documentário no Brasil Paralelo. Tão tentando afundar a igreja católica igual fizeram com as evangélicas”. É preciso se informar um pouco mais “Desnecessarah”, nem as igrejas evangélicas, muito menos a Igreja Católica está afundando, na verdade quem está raso ou submergindo são seus conceitos de enojo e repugnância.

E pra finalizar a apresentação de alguns perfis, segue Henrique César @henriqueecesar “To vendo alguns posicionamentos do Frei Gilson, e vi que ele é puro suco da extrema direita, cara extremamente misógino, homofóbico e racista, e o pior, ele tá envolvido com a oração do golpe”.

Na verdade, estes cinco comentários de perfis aleatórios apenas resume os milhares de comentários e ataques direcionados ao Frei Gilson, e é claro está explicitamente escancarado o “puro suco” do extremismo: “acuse-os do que você faz, chame-os do que você é.

Fico eu aqui perguntando, se estes comentários maldosos, fossem direcionados à um pai de santo, babalorixá ou qualquer um outro líder de religiões de matriz africana, o que poderia acontecer? Será que não seria preso ou imediatamente seria impetrada uma ação do 5TF por intolerância religiosa, por ter havido discriminação, agressão e ofensa por causa da crença ou pratica religiosa?

Ou ainda se tivessem atacado o mascote da Teologia da Libertação no Brasil, o padre Julio Lançaleite, opa, quer dizer: Lancelloti em um de seus vídeos? Ah sim, esqueci o padre Lancelloti não grava vídeos de orações, terços ou rosários, ele é especialista em outro tipo de vídeo.

Os ataques recentes ao Frei Gilson, provocou a manifestação pública de diversas pessoas e personalidades, entre elas, o ex presidente Jair Bolsonaro e o deputado Federal por Minas Gerais o jovem Nikolas Ferreira que teve em seu vídeo apenas no Instagram mais de 19 milhões e 700 mil visualizações. Tantos outros evangélicos se manifestaram em apoio ao Frei Gilson, como o senador Magno Malta e o deputado Federal por São Paulo, Pastor Marco Feliciano.

O que me impressiona é a ausência de manifestação de diversos padres, que também são referência na igreja católica e se omitiram, se ausentaram, não se pronunciaram em suas homilias e em seus sermões em apoio ou em favor ao Frei.

Não é de hoje que Frei Gilson é perseguido. Em setembro de 2024 ele teve suas contas do Instagram bloqueadas, a plataforma alegou que a conta violava a suas diretrizes, que posteriormente foram desbloqueadas. Já neste episódio, diversos padres não se manifestaram e ficaram quietinhos esperando a “banda passar”.

Os ataques com certeza ajudaram o impulsionamento das redes sociais de Frei Gilson, pois seus perfis só aumentaram no número de seguidores, e consecutivamente suas lives aumentaram também o acesso simultâneo. O tiro saiu pela culatra, ou o cancelamento que tem como objetivo destruir a pessoa de todas as formas, virou impulsão.

Diante dos ataques qual foi a resposta de Frei Gilson: a mais sublime possível, o Silêncio. Enquanto um exército tenta manipular e distorcer suas falas, espalhando falsas acusações, o Frei permanece forte e firme no seu propósito, rezando o terço toda madrugada às 4 horas da manhã.

São Paulo escreve a Comunidade de Coríntios em seu primeiro livro no capítulo 1, versículo 27: Que Deus usa os loucos para confundir os sábios. Neste episódio Deus tem usado, através do Frei Gilson, o “silêncio para confundir os barulhentos”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias