Terça, 29 de Abril de 2025
12°C 21°C
Altônia, PR
Publicidade

Unção ou Falastrão?

O Colunista Joel Marques escreve na coluna Ponto de Vista sobre o Pregador Mirim Miguel Oliveira. O garoto é ungido de Deus ou um personagem criado?

Joel Marques
Por: Joel Marques
30/03/2025 às 10h48 Atualizada em 30/03/2025 às 22h04
Unção ou Falastrão?
O garoto é ungido de Deus ou um personagem criado?

 

Unção ou Falastrão?

Joel Marques - Ponto de Vista

Acredito eu que você que tenha Instagram, Facebook ou Tik Tok já tenha sido alcançado por um dos vídeos do mais novo fenômeno das Redes Sociais, ele Miguel Oliveira, um garoto de 14 anos que se intitula como Missionário. Os vídeos em sua versão original ou aqueles produzidos em formato de meme, estão se espalhando na internet de forma viral e tem gerado grande debate. Alguns o veem como garoto prodígio ungido por Deus, outros como herege, como puro produto produzido para enganar a pobre fé de muitos homens e mulheres carentes do toque ou do encontro com uma força sobrenatural.

Continua após a publicidade

É claro, e também o que é interessante é que o debate, a discussão não está ligada somente a quem tem uma ligação com o religioso, ou seja, não apenas protestantes, evangélicos ou católicos entraram na discussão ou estão polemizando a atuação do garoto.

Mas, também é compreensível, que até no meio evangélico e pentecostal, estão questionando a forma do garoto pregar ou “profetizar”, uma vez que o mesmo não se apresenta como “pregador”, ele mesmo diz: “eu não sou pregador. Eu sou Profeta”. O que pra muitos a partir daqui já é uma grande blasfêmia ou heresia, pois “profeta” segundo a Bíblia, é uma pessoa que fala em Nome de Deus, transmitindo mensagens e conhecimentos a outras pessoas. A palavra “profeta” vem do grego profetes, que significa: preanunciar ou prever.

O Antigo Testamento na Bíblia traz 17 profetas, designados maiores e o são considerados pelo tamanho maior dos seus livros, são eles: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel e os profetas menores: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Já o Novo Testamento fala de apenas um profeta, e ainda diz que é o último profeta, trata-se de João Batista, o primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias que vem como precursor, aquele que anuncia a chegada do Messias. Desta forma o mesmo se intitular profeta, seria uma heresia. Para você entender meu caro e estimado leitor, o que é heresia? Heresia é uma teoria, ideia ou prática que nega ou contraria a doutrina religiosa, ou seja, heresia é algo falso interpretado pela igreja. Sim, ser profeta em tempos atuais é uma heresia, pois o último profeta foi João Batista.

Continua após a publicidade

Quem é Miguel Oliveira? Quem é este garoto? Um ungido de Deus ou um personagem criado por alguém ou por algum sistema com o intuito de levar vantagem?

Miguel Oliveira tem 14 anos, é de Carapicuíba, interior de São Paulo. Participa da Igreja ADAP – Igreja Adventista do Avivamento Profético. No seu Instagram tem mais de 1 milhão e 100 mil seguidores e segundo ele mesmo, em participações em Pod Cast’s, prega desde os 3 anos de idade. O que impressiona ou impacta em sua história pessoal, que segundo ele, nasceu sem os tímpanos e sem as cordas vocais, ou seja, até os 3 anos de idade nunca havia falado, nem ouvido. O garoto é realmente um daqueles milagres que abalam o céu e a terra, que enternecem todo ser vivente? De acordo com seu relato, sua mãe havia perdido dois filhos gêmeos, e segundo o médico ela não poderia engravidar, pois o bebê correria o risco de nascer com alguma deficiência ou sequela que levaria por toda sua vida. Quando o mesmo nasceu, não emitiu som algum, era inteiramente surdo e mudo. No dia do seu aniversário de 3 anos, dia 1º de abril, opa... me desculpe, errei a data, na verdade, dia 12 de abril de 2013, ele acordou ouvindo e falando e no dia seguinte ele levantou com vontade de ir a uma igreja, mesmo sem nunca ter tido contato com uma Igreja, pois a mãe nunca havia o levado, pois ela era seguidora de um Centro Espírita. Sete dias depois em que se levantou falando, ele e a mãe foram pra igreja e lá ele já pregou pela primeira vez, sem nunca ter pregado ou muito menos ter ouvido uma pregação e participado de um culto. Isso soa como um testemunho forçado, pois o garoto nunca apresentou um laudo médico, e o mesmo também apresentou justificativa para tal. Disse que morava de aluguel e que se mudou várias vezes de casa e apartamento, e numa destas mudanças o laudo médico que comprovava a veracidade em ter nascido sem as cordas vocais e sem os tímpanos, se perdeu. Resta a nós acreditar, ou não né?!

Porque o garoto viralizou na internet? Não é apenas mais um pregador mirim, como Vitoria Souza a pregadora das analogias, das comparações férteis e descabidas, como a tão conhecida pregação do Iphone e agora recentemente da caneca Stanley?

As pregações de Miguel são ousadas, disparam diversas profecias, mescladas com línguas estranhas (Pro que ta pla que ti ca... Eloh prei oh cantara) e em nenhum momento eu menosprezo este dom, porque ele é referendado na Bíblia quando diz que “há outros é manifestado a variedade de línguas e a outro a interpretação das línguas”, segundo a 1ª epístola de Paulo aos Coríntios. Miguel realiza tantas outras manifestações difusas, como girar feito um peão ou soltar uma rajada de pra pra pra pra pra pra pra pra pra pra (parece até um filme do Rambo), cair e levantar. Num de seus cultos liberou uma fala em inglês, dizendo que iria falar na linguagem do país que os que recebiam a oração iriam pisar, soltou ele: “Of the king, the best, the....”, que posteriormente juntaram a outro vídeo de um outro pastor que emitiu a mesma fala com os mesmos dizeres.

Continua após a publicidade

Transcrevo uma pequena fala em uma de suas pregações: “Eu acabei de ver um homem de branco, ele entrou por aquela porta, ele parou do lado da senhora. Abre a Mão! (pri pri pro pri, la si no fa) eu vi a hora que este homem chegou do lado dela. E eu vi também a hora que um demônio gritou muito alto. Esse demônio ele não é daqui, esse demônio não é de Alphaville, esse demônio não é de Carapicuíba, esse demônio é lá da cidade de Osasco”. Rsrs, neste caso, os moradores de Osasco ficaram felizes, pois o demônio de Osasco bateu em retirada de lá, deixou a cidade livre. Mas porque ele (o demônio) foi atrás do garoto?

Se o garoto é profeta ou não, se é ungido ou não, eu não posso dizer. O que se percebe naturalmente é que inteligente o garoto é, e que tem o dom da persuasão e as ferramentas da oratória bem disciplinadas em suas exposições. O que eu ainda observo, pelo que assisti do garoto, é que há um grande exagero, um forçar a barra, pregações que são levadas para o espetáculo e porque não dizer, também sem menosprezar como uma apresentação circense.

Um outro vídeo que chama a atenção é de um suposto contratante que quer leva-lo para pregar em um evento religioso e o mesmo ou a pessoa que fala em nome dele cobra um cachê de R$ 3.000,00 (Três mil Reais) mais transporte, acomodação e refeição. Na gravação, ou áudio vazado a pessoa diz: “passagem aérea, alimentação, hotel e a oferta que fica entre dois mil e meio a três”. O garoto é corajoso, pois recentemente colocou um vídeo em seu perfil respondendo as críticas que tem recebido, justificando que nos últimos dias tem sido bombardeado, e fazer isso com um garoto de 14 anos, seria covardia e quem crítica não conhece a sua história. Há rumores de que o garoto tem levantado mensalmente aproximadamente R$ 100.000,00 (Cem mil Reais), fazendo até três pregações por dia nos finais de semana. Com este desempenho, tá seguindo os passos de Edir Macedo, Missionário RR Soares ou o Apóstolo Valdemiro Santiago, abrindo sua própria igreja e denominação.

Diante da explosão do pregador mirim Miguel Oliveira, precisamos sim levantar algumas questões, uma delas por exemplo é a superexposição e Exploração Infantil. E muitos psicólogos e psiquiatras afirmam que a superexposição de uma criança gera críticas, ataques e pressão de todas as formas, o que pode gerar consequências graves que podem resultar em ansiedade, síndromes diversas e conflitos emocionais numa fase adulta.

Em se falando biblicamente, o apóstolo Paulo na sua 1ª carta a Timóteo, capítulo 3, versículos 6 e 7 ele alerta quanto a colocação de neófitos, que são recém convertidos em posições de liderança na igreja, sob o risco de se tornarem arrogantes, convencidos e caírem em ciladas espirituais. E ainda se é pra levantar uma questão doutrinaria ainda maior, nas igrejas protestantes e evangélicas o batismo é dispensado apenas para adultos e negado para crianças. Neste caso como justificar que crianças sejam ascendidas ao posto de pregadores, pois o garoto Miguel mesmo disse que prega desde os 3 anos de idade.

Se formos mais adiantes diante do Estatuto da Criança e do Adolescente, há artigos que falam também sobre a exposição infantil. No Artigo 17 do ECA, há a proibição de crianças e adolescentes a situações vexatórias, garantindo que sejam tratados com dignidade e respeito. Já o Artigo 18 reforça sobre a necessidade de proteger a criança e o adolescente de qualquer forma de exposição a situações que possam causar constrangimento ou humilhação. E para concluir o Artigo 232 trata sobre a submissão de menores a vexame ou constrangimento e considera esta prática como crime, com penalidades para os responsáveis.

O que é claro e real é que o garoto Miguel já estourou. Já é conhecido não apenas no meio evangélico. Se não o fosse eu não estaria aqui reservando este tempo da minha vida para escrever sobre o mesmo, e você estimado leitor, também não estaria aqui lendo esta coluna que o tem como protagonista. Só nos resta esperar mais dados e capítulos para ver se chegamos a um consenso: Unção ou Falastrão?

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias