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Perobal zera fila de espera para exames laboratoriais

Em menos de um mês mais de 2.800 exames de análises clínicas foram realizados no Pronto Atendimento Municipal

Nelson Lima
Por: Nelson Lima Fonte: Prefeitura de Perobal
16/05/2025 às 17h04
Perobal zera fila de espera para exames laboratoriais
2.800 exames de análises clínicas foram realizados

 

Perobal zera fila de espera para exames laboratoriais

Investir na melhoria da saúde da população era um dos compromissos de campanha do prefeito de Perobal, Galego Evangelista. E a demanda por exames de análises clínicas era uma das reclamações mais constantes dos cidadãos, que até então tinham de se deslocar até Umuarama para buscar atendimento. Por meio de um edital de credenciamento, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou a contratação de um prestador de serviços e desde o dia 19 de abril as coletas de materiais são feitas diretamente no Pronto Atendimento Municipal.

Com a tomada de atitude, os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) agora são atendidos no próprio município. “Tínhamos o desafio de oferecer um atendimento digno aos moradores, que precisavam enfrentar o deslocamento até Umuarama estando em jejum para a coleta de sangue ou urina, viajando em ônibus da prefeitura. Agora todos realizam o procedimento rapidamente no PAM e recebem os resultados rapidamente. Essa conquista nos deixa realmente contentes”, afirma o prefeito.

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O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik, destaca que em menos de 30 dias mais de 2.800 exames de análises clínicas foram realizados. “Em menos de um mês conseguimos acabar com a demanda reprimida, zerando a fila de espera. Garantimos mais dignidade no atendimento ao cidadão que necessitava de exames laboratoriais e tinham de acompanhar outros pacientes que iam até Umuarama para fazer consultas com médicos especialistas ou exames de imagem. E seguir a rota desse ônibus era muito desgastante e sofrido”, comenta.

MAIS INVESTIMENTOS

Quando Galego Evangelista assumiu a gestão municipal, uma de suas primeiras determinações foi exatamente a de investir na melhoria do atendimento em saúde aos cidadãos. “Tínhamos o conhecimento da situação precária enfrentada pelos moradores e recebíamos reclamações frequentes durante a campanha. Desta forma, decidimos priorizar a resolução de vários problemas o mais rápido possível. Por meio do edital de credenciamento 007/2025, conseguimos credenciar prestadores de serviço para atender no valor da Tabela SUS. Agora os usuários têm à disposição, todos os dias a partir das 7h, este importante serviço que traz tranquilidade e excelência aos pacientes”, analisa Evangelista.

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