Quinta, 23 de Setembro de 2021 18:33
(44) 99859-9500
Colunistas Shopping

Bem-vindos às compras

O Colunista Joel Marques escreve na coluna Ponto de Vista sobre o shopping de Umuarama

26/06/2021 17h15 Atualizada há 3 meses
379
Por: Joel Marques
O Colunista Joel Marques escreve na coluna Ponto de Vista sobre o shopping de Umuarama
O Colunista Joel Marques escreve na coluna Ponto de Vista sobre o shopping de Umuarama

 

Bem-vindos às compras

Joel Marques - Ponto de Vista

Uma das coisas que o ser humano sente mais prazer é comprar, consumir. Segundo pesquisa encomendada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, 68% dos entrevistados dizem que sentem prazer em fazer compras. 

Os entrevistados apontam ainda diversas sensações e experiências positivas pelo simples fato de consumir, pelo processo, de olhar, escolher, tocar, provar, adquirir ou seja: toda a ação de comprar. Destacamos: (47%) sentem-se relaxados, (37%) melhora o humor, (35%) tem satisfação pessoal. A melhora de humor, por incrível que pareça é ainda mais natural entre o público feminino (43%) contra (29%) entre o masculino.

Ainda de acordo com outro estudo, na ação do comprar, o corpo humano gera “hormônios de felicidade”, que são substâncias que motivam o humor e o bem-estar, estas reações existentes no corpo humano que muitas vezes o indivíduo nem nota que acontecem, mas garantem o bom funcionamento do organismo e balanceiam o humor, o bem-estar, a disposição e até mesmo a felicidade. 

Quando o homem e a mulher compram alguma coisa, podem ser gerados:

  • A dopamina, que vai gerar felicidade, bem-estar e motivação, porém, em contrapartida também pode aumentar os níveis de ansiedade;
  • A serotonina, que é comum em atividades prazerosas, como no sexo ou ainda na hora que se degusta algo agradável, trazem a sensação de felicidade e bem-estar;
  • A noradrenalina que pode trazer animação, energia e bem-estar;
  • E ainda a endorfina, que é um potente analgésico natural, que geralmente sentimos após a prática de atividades físicas; com ela, experimentamos na hora das compras, bem-estar, disposição e felicidade.

Para oportunizar a geração de todas estas substâncias no corpo humano, e ainda todas estas sensações de bem-estar e felicidade, inaugurou em Umuarama no último dia 04 de junho o tão esperado e importantíssimo polo de compras, o Shopping Palladium, o maior centro de compras da região Metropolitana.

Querido/a amigo/a leitor/a, esta coluna tem como objetivo, questionar, indagar, de colocar em questão, afinal o nome desta coluna é “Ponto de Vista”, e já dizia Leonardo Boff que “todo ponto de vista é a vista de um ponto. E ainda, para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo”.

Sem pensamento pessimista, negacionista, sem ceticismo ou mesmo dogmatismo, mas na tentativa de aproximar as diversas realidades existentes numa mesma situação.

Umuarama, como toda região noroeste vive uma crise sanitária, devido ao agravamento dos números de contágio, provocados pela pandemia do Covid 19, faltando leitos e UTIs para o tratamento dos infectados num grau mais delicado e exigindo cuidados especiais. E ainda, em plena crise resultante das suspeitas de desvios de dinheiro da saúde, que gerou a CPI da Câmara Municipal de Vereadores que investiga os supostos desvios.

Desta forma, o questionamento de alguns críticos de plantão é este: Seria o momento ideal e propício para a inauguração do referido centro de compras? Não estaria o município de Umuarama “patrocinando” o aumento e a proliferação do contágio do vírus?

E agora eis o que eu penso: uma coisa não tem nada a ver com outra. Não podemos negar a realidade, que a pandemia está aí, que faltam leitos nos hospitais, que as investigações acontecem na CPI. Mas não podemos ficar apenas na reclamação. A vida continua é nós precisamos continuar vivendo, é claro num novo normal, atendendo as orientações da OMS Organização Mundial de Saúde para prevenção da Covid 19.

E é isto que está acontecendo no Palladium Shopping Center. 

Devido ao momento de pandemia, a inauguração que aconteceria em abril foi transferida para o início de junho, e ainda, não houve solenidade de inauguração para não aglomerar pessoas. 

Para adentrarem ao shopping, há a aferição de temperatura na entrada principal, em todos os visitantes e funcionários, e pelo estacionamento de automóveis, um vigilante, faz a aferição de todos os ocupantes dos automóveis que adentram ao recinto do Shopping. E segundo informações levantadas, há limitação de pessoas dentro das acomodações do shopping.

E para aqueles que ainda não visitaram e para os que já deram uma “passadinha” pelos corredores do shopping, vamos para alguns detalhes.

Até o momento estão abertas e em funcionamento pouco mais de 50 lojas, porém outras dezenas de lojas estão em fase final de instalação. São mais de 66 mil metros quadros de área construída. 120 lojas, 10 âncoras, ampla praça de alimentação.

Diferenciais de muitos shoppings espalhados pelo nosso solo tupiniquim, é o estacionamento totalmente grátis com aproximadamente mil vagas. Em muitos shoppings do Brasil, o usuário precisa pagar para deixar seu automóvel dentro do espaço físico do shopping e diga de passagem, em alguns, um valor bem considerado.

Muitas lojas de renome nacional, acreditaram e investiram no shopping: Renner, Riachuelo, Lojas Americanas, McDonald’s, Centauro, C&A, A Página (para quem é apaixonado por livros, como eu, uma das maiores redes de livrarias do Brasil) e é claro contando com uma agência bancária, a Cooperativa Sicredi.

A chegada do Shopping à Umuarama, que está instalado ao lado da futura nova rodoviária (que já se arrasta por 7 anos a sua construção, tendo sido a primeira licitação em junho de 2014), já provoca impacto positivo no ramo imobiliário que teve seu aquecimento nos condomínios residenciais e loteamentos que ficam nas proximidades.

Um shopping oferece muito mais do que compras, serviços e entretenimento para toda a família. Precisamos olhar além da ótica, além da crítica ilusionista que nos limita a enxergar apenas um campo de visão limitado pelos conceitos que nos são transmitidos pelos ferrenhos descrentes e incrédulos.

Além dos inúmeros empregos gerados durante o tempo de construção do shopping, agora, após a sua inauguração são mais de 2 mil empregos diretos gerados com a abertura do centro de compras. São inúmeros vendedores, gerentes, atendentes nas mais de 100 lojas, designer gráficos, responsáveis pelo marketing, seguranças, auxiliar de serviços gerais entre outros profissionais.

O número de empregos gerados é mais do que a população de duas cidades da nossa região Noroeste, de acordo com o último Censo do IBGE de 2010, Esperança Nova tem 1970 habitantes, enquanto São Manoel do Paraná, conta com 2098 moradores.

Precisamos pensar e imaginar o impacto econômico que a geração de emprego e renda irá proporcionar à cidade e porque não dizer na região, uma vez que estudiosos defendem, principalmente neste tempo de pandemia que o emprego e renda é o principal e mais eficiente mecanismo para tirar o Brasil da crise. E alguém pode duvidar que haja outro caminho?

Desta forma, concluo afirmando que o Palladium Shopping é bem-vindo à Umuarama. Desejamos sucesso a todos os investidores e ótima sensação de prazer aos consumidores.

Ah! Estava esquecendo, eu também visitei num dia destes o novo shopping, fui conferir com meus olhos, porém o sentimento de prazer e bem-estar não teve o seu nível tão elevado. Não comprei nada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Joel Marques
Sobre Joel Marques
Formado em Processos Gerenciais, Licenciatura em História, Life e Self Coach. Servidor na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, há 16 anos. Voluntário na Rádio Comunitária Boa Nova FM, locutor, entrevistador, narrador esportivo e produtor de áudio. Presidente da Câmara de Vereadores de Pérola, Biênio 2021/22. Palestrante Motivacional e Pregador da Palavra. Casado com Josi Marques há 21 anos, Pai da Jordana (19) e do Juninho (15). Apaixonado pela vida, pela natureza e pelo ser humano.
Pérola - PR

Pérola - Paraná

Sobre o município
Pérola é um município brasileiro situado na microrregião de Umuarama, noroeste do estado do Paraná. Sua população estimada é de 11.020 habitantes, conforme dados do IBGE de 2016. Faz parte da Associação dos Municípios de Entre os Rios - AMERIOS, cujo município polo é Umuarama, distante aproximadamente 50 km. Pérola, Cidade Joia do Paraná. O Município recebe o nome de Pérola em homenagem a Pérola Ellis Byington, mãe de Alberto Byington Júnior, um dos sócios da Companhia Byington de Colonização.
Altônia - PR
Atualizado às 18h20 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 25°

25° Sensação
3.2 km/h Vento
22.5% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias